segunda-feira, 22 de março de 2010

Mais sobre o cancelamento do FIT




*Reportagem de Silvia Dalben publicada em 19/03 no site UAI:

Após o anúncio do cancelamento da 10ª edição do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua (FIT), muitos artistas se reuniram esta sexta-feira na frente do prédio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), localizado no bairro Floresta, e inclusive impediram, por alguns momentos, a circulação de veículos na avenida Assis Chateaubriant, logo após o Viaduto Santa Tereza. Em reunião com Thaís Pimentel, presidente da FMC, e Carlos Rocha, coordenador do FIT, sete representantes da manifestação, entre eles o vereador Arnaldo Godoy e Rômulo Duque, presidente do Sinparc (Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais), entregaram uma proposta para a realização de um festival "enxuto" em 2010, privilegiando espetáculos nacionais, já que alegou-se falta de montagens internacionais suficientes para compor a programação.

Carlos Rocha e Thaís Pimentel se comprometeram a avaliar e dar uma resposta em breve. Na reunião e também numa coletiva com a imprensa, Rocha esclareceu melhor os motivos que levaram o cancelamento da 10ª edição do FIT e o adiamento para 2011. Vale ressaltar ainda que ele não foi "formalmente convidado" a estar na coletiva desta quinta-feira, quando foi feito o anúncio oficial por Thaís Pimentel.

Ele afirma que mudar o festival para anos ímpares era uma reinvidicação da curadoria desde o início do festival, em 1994, pela dificuldade de arrumar patrocínio em anos com eventos como a Copa do Mundo e as eleições. "O festival acontece em agosto, mas a captação começa em fevereiro, quando as empresas estão investindo em futebol, e não em cultura. Todo o marketing nesse período está direcionado para a Copa. Todas as vezes que realizamos o festival em ano de Copa do Mundo, tivemos o dobro ou o triplo de dificuldade de captação."

As eleições também dificultam a realização do festival por conta da Lei Eleitoral e da dificuldade de fechar patrocínio com empresas públicas, que ficam proibidas de exporem suas marcas durante o período. "Por exemplo, um grande patrocinador do FIT, fora a Prefeitura, é a Petrobras. Todo ano, é um trabalho imenso de convencimento. Temos que mandar pareceres e mais pareceres para definir como será a exposição da marca, principalmente quando coincide com eleições nacionais."

Sobre a dificuldade para compor a agenda de espetáculos internacionais, ele levanta o problema de agenda das companhias e de logística. Realizar o FIT em agosto - e não junho, como nos outros anos, por conta da Copa - esbarra na alta temporada de espetáculos no verão europeu. Ele citou ainda o alto custo das passagens.



Mas o fator determinante para o cancelamento da 10ª edição do FIT foi o atraso para o início da pré-produção, por conta de indefinições da equipe da FMC no início da gestão do prefeito Márcio Lacerda, e atraso no fechamento do contrato de parceria com alguma instituição cultural da cidade, que posteriormente foi assinado com a APPA (Associação Pró-Cultura Palácio das Artes), o que ainda acarretou no atraso para o pagamento do salário de profissionais envolvidos na organização do festival.

"2009 foi um ano extremamente atípico de pré-produção. Os anos anteriores a realização do festival são fundamentais, principalmente para a curadoria. E a gente teve uma somatória de problemas como a mudança de administração da cidade, o tempo que precisamos para a definição do parceiro e o tempo necessário para a formatação do convênio de pré-produção", explica Carlão. "Em resumo, todos estes procedimentos acarretaram em uma coisa fatal para o festival que, traduzindo, significa: a primeira viagem de curadoria do festival se deu exatamento no dia 27 de julho de 2009.Começamos o jogo perdendo sete meses em doze que teríamos."

Carlão não é a favor da proposta de realização de um "fitinho", por achar a 10ª edição muito representativa para a história do festival. Ele diz estar aberto ao diálogo mas, se for decidido pela realização do festival ainda este ano, não pretende coordená-lo. E, sendo realizado em 2011, será a última edição com sua coordenadoria. Ele também afirmou que a seletiva para espetáculos segue normalmente até o dia 28 de março, e será válida para as novas datas do festival entre junho e julho do ano que vem.

Nenhum comentário: