domingo, 14 de junho de 2009

Sucesso em Mariana





As apresentações foram um sucesso!
Continuem nos acompanhando.




Por que "Confesso!"? - Uma breve explicação do nosso nome


Muita gente nos pergunta o motivo da escolha desse nome para a nossa Companhia. E para explicar, resolvi contar um pouquinho sobre como surgimos!

Tudo começou com um convite da Prof. Rita Gusmão feito a mim (Clarisse) e ao André Ferraz para ministrar, sob orientação dela, um curso de Iniciação Teatral. Esse curso seria oferecido pelo Centro Cultural UFMG em parceria com o DAE/UFMG para alunos de todas a áreas (alunos, funcionários ou professores) da UFMG.

O curso começou com 25 alunos e com o propósito
de estimular nos alunos iniciantes em teatro a compreensão física atoral (corpo e voz)do processo de criação coletiva de cenas teatrais. Trabalhando com conceitos de ação física, teatralização de histórias orais e criação coletiva.



Em cima: os alunos Mara, Clayton, Saulo, Pedro, Bárbara, Rodrigo e Marlon;
No meio: André (professor) e as alunas Aksan e Ayheza;
Embaixo: Luiz e Lívia (alunos), Clarisse (professora) e Regina (aluna).
Faltam na foto os alunos Leandro e Leonardo.
Até que um dia chegamos a um ponto decisivo nessa história. O André propôs um exercício de teatralização de histórias pessoais de infância. Os alunos-atores encenavam suas lembranças e as retrabalhavam em duplas ou trios para a criação de cenas. Esse foi um exercício que nos marcou muito e foi mote do nosso exercício cênico final. Demos o nome de Confesso! a esse produto final pois as cenas eram confições dos atores à platéia.



Nossos alunos nas aulas

Quando mais de um ano depois (em pleno processo da Viagem de Clara) decidimos nos tornar uma companhia, a escolha do nome surgiu de forma relativamente simples. Pensamos em algumas coisas que não vingavam, mas quando alguém lembrou Confesso! foi aceito por todos de cara. Foi uma forma de homenagear nosso começo, de sempre nos lembrarmos porque estamos juntos. Começamos sem pretensão de virar um grupo profissional, começamos porque gostávamos de teatro e queríamos aprender. E acabamos nos apaixonando!


Quer ver o nosso trabalho? Consulte nossa agenda!